sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 06

Tema: Algumas músicas

Data:  24 de fevereiro de 2014, 10h.

 

            As músicas que embalaram alguns momentos que tive e guardarei de Portugal: MADREDEUS, Paulo Gonzo e Nelson Freitas.

As músicas de MADREDEUS já conhecia a partir da minissérie “Os Maias”, produzida pela Rede Globo (2001) com base a obra de Eça de Queiroz e que teve algumas cenas gravadas no Palácio e Quinta da Regaleira, em Sintra, Portugal. O local é simplesmente lindo!
Figura 01-Palácio e Quinta da Regaleira, Sintra, agosto, 2013. Fonte: Arquivo Pessoal.
A foto acima registra o local em que Dom Afonso da Maia (Walmor Chagas), o patriarca, observa o filho Pedro (Leonardo Vieira), passeando de carruagem com a Maria Monforte (Simone Spoladore), “a negreira”, pois, assim, era chamada por conta do enriquecimento do pai, Manuel Monforte (Stênio Garcia), no tráfico de escravos.
O que me marcou foi viver a literatura, a música, o lugar e ter a sensação de estar no passado. A construção do prédio iniciou no ano de 1900 e foi inaugurado no ano de 1912. O primeiro proprietário foi o casal António Augusto e Perpétua Carvalho Monteiro.
O grupo português, MADREDEUS, mistura músicas eruditas, tradicionais e populares contemporâneas. Na minha opinião, as mais lindas são:
Também gosto de
 
Conheci as músicas de Paulo Gonzo, cantor português, e passei apreciar as músicas abaixo:
-Dei-te Quase Tudo” - http://www.youtube.com/watch?v=kYPdeZCA6d0
 
Nelson Freitas, cantor holandês, tem uma forma especial que mistura a música tradicional de Cabo Verde com o inglês. A mais bonita, na minha opinião, é “ Bo Tem Mel” (ft. C4 Pedro) e fez muito sucesso naDança com as Estrelas”, 6ª Gala - Pedro Teixeira (ator) e Mônica (dançarina) – Kizomba - http://www.youtube.com/watch?v=J9PMnJfmTGE
 
            Ariza Rocha
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário