DIÁRIO
DE BORDO N. 19
Tema: Professor
Manuel Sérgio Vieira e Cunha
Data: 15 de Maio de 2014, 10h
FIGURA
01 – Prof. Manuel Sergio autografando os livros. Fonte: Arquivo Particular de
Alana Mara, 2014.
Hoje,
ao meio-dia, no Hotel Continental, Lisboa, encontramos o renomado Professor e
filósofo português, Manuel Sérgio Vieira e Cunha. Eis uma breve apresentação:
É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa e Doutor
e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa.
A sua tese de doutoramento, intitulada "Para uma Epistemologia da
Motricidade Humana", defende a existência da ciência da motricidade
humana, de que a educação física é a pré-ciência. É sócio da Associação
Portuguesa de Escritores e autor e co-autor de 37 livros e de inúmeros artigos,
em revistas nacionais e estrangeiras. professor catedrático convidado aposentado da
Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi
professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior
da Maia. É actualmente presidente do ISEIT (Instituto Piaget - Almada), desde o
ano lectivo de 2002/2003. É sócio fundador da Sociedade Internacional de
Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana. Foi
presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol "Os Belenenses" e
vice-presidente da Direcção deste mesmo Clube. Foi também presidente da
Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e presidente do
Conselho Fiscal da Associação de Andebol de Lisboa (Fonte: Wikipédia)
FIGURA
02 – Prof. Manuel Sérgio com Alana e Ariza. Fonte: Arquivo Particular de Alana
Mara, 2014.
Autor
de vários livros, o prof. Manuel Sérgio influenciou uma geração de
pesquisadores em Portugal. No Brasil, o seu nome passou a circular nos debates
da Educação Física na década de 1980. Lembro-me que na ocasião trabalhava em um
colégio particular de Fortaleza e fervia calorosas discussões em substituir o
termo “Educação Física”, entre outras denominações, por “Motricidade Humana”. A
razão do debate girava em torno da denominação expressar a dicotomia cartesiana
e a partir daí emergia uma sucessão de complicações no ensino - aprendizagem da
disciplina escolar (físico versus intelectual, técnico versus educador…)
Extremamente
simpático, gentil e bondoso, o professor presenteou-nos com dois de seus livros
que serão disponibilizados para os alunos do Curso de Educação Física – URCA e
que aqui, registro nossos agradecimentos, atenção e admiração.
Ariza
Rocha
http://www.urca.br/portal/
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