segunda-feira, 19 de maio de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 19

Tema: Professor Manuel Sérgio Vieira e Cunha

Data:  15 de Maio de 2014, 10h

FIGURA 01 – Prof. Manuel Sergio autografando os livros. Fonte: Arquivo Particular de Alana Mara, 2014.
 
            Hoje, ao meio-dia, no Hotel Continental, Lisboa, encontramos o renomado Professor e filósofo português, Manuel Sérgio Vieira e Cunha. Eis uma breve apresentação:
É licenciado em Filosofia pela Universidade Clássica de Lisboa e Doutor e Professor Agregado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa. A sua tese de doutoramento, intitulada "Para uma Epistemologia da Motricidade Humana", defende a existência da ciência da motricidade humana, de que a educação física é a pré-ciência. É sócio da Associação Portuguesa de Escritores e autor e co-autor de 37 livros e de inúmeros artigos, em revistas nacionais e estrangeiras.  professor catedrático convidado aposentado da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa. Foi professor catedrático da Universidade Fernando Pessoa e do Instituto Superior da Maia. É actualmente presidente do ISEIT (Instituto Piaget - Almada), desde o ano lectivo de 2002/2003. É sócio fundador da Sociedade Internacional de Motricidade Humana e da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana. Foi presidente da Assembleia Geral do Clube de Futebol "Os Belenenses" e vice-presidente da Direcção deste mesmo Clube. Foi também presidente da Assembleia Geral da Associação de Basquetebol de Lisboa e presidente do Conselho Fiscal da Associação de Andebol de Lisboa (Fonte: Wikipédia)     
 
 
FIGURA 02 – Prof. Manuel Sérgio com Alana e Ariza. Fonte: Arquivo Particular de Alana Mara, 2014.
            Autor de vários livros, o prof. Manuel Sérgio influenciou uma geração de pesquisadores em Portugal. No Brasil, o seu nome passou a circular nos debates da Educação Física na década de 1980. Lembro-me que na ocasião trabalhava em um colégio particular de Fortaleza e fervia calorosas discussões em substituir o termo “Educação Física”, entre outras denominações, por “Motricidade Humana”. A razão do debate girava em torno da denominação expressar a dicotomia cartesiana e a partir daí emergia uma sucessão de complicações no ensino - aprendizagem da disciplina escolar (físico versus intelectual, técnico versus educador…)
            Extremamente simpático, gentil e bondoso, o professor presenteou-nos com dois de seus livros que serão disponibilizados para os alunos do Curso de Educação Física – URCA e que aqui, registro nossos agradecimentos, atenção e admiração.
 
Ariza Rocha
http://www.urca.br/portal/
 
 

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