terça-feira, 20 de maio de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 20

Tema: Equipamento de Ginástica, área de lazer e Horta Comunitária

Data:  19 de Maio de 2014, 10h


            Questões como sedentarismo, obesidade, sociabilidade, valorização do espaço público são fatores que contribuem para o implemento de algumas iniciativas públicas à promoção da atividade física nos dias de hoje, como, por exemplo, a instalação de equipamentos de ginástica nas praças, tanto no Brasil como, aqui, em Portugal, conforme ilustração abaixo:  

FIGURA 01 – Parque Urbano, Lisboa. Fonte: Arquivo Particular, 2014.
            Neste belo espaço de lazer, figura acima, pratica-se caminhada, ciclismo, corrida e exercícios físicos. Ao lado de cada equipamento estão as placas explicativas, lógico que elas não substituem a orientação de um profissional qualificado, mas, ajuda e não desmotiva o praticante solitário. São orientações simples, como demonstra as fotos abaixo:
BLOCO DE FIGURAS 02: Equipamentos de Ginástica, Lisboa. Fonte: Arquivo Particular, 2014.
 
            Aproveitando o espaço do Parque Urbano da Quinta da Granja está uma outra iniciativa com enfoque econômico, social e ambiental: a horta comunitária, também chamada de Parque Hortícola. Trata-se de uma prática urbana de sustentabilidade com base no conceito de agricultura familiar com os seguintes objetivos: “incremento econômico familiar, mais valia econômica pela diminuição de custos e manutenção, integração social, benefícios importantes para a saúde pública tanto física como psicológica, mais valias ambientais pela manutenção equilibrada de espaços urbanos” (www.icaam.uevora.pt/.../Hortas+urbanas+na+cidade+de+Lisboa). Assim, as hortas assumem a função social, lazer e pedagógica. São várias famílias trabalhando, plantando e cuidando de suas hortas e flores.
FIGURA 03- Horta Comunitária da Quinta da Granja, Lisboa. Fonte: Arquivo Particular, 2014.
 
            Integrando o parque à horta estão as ciclovias e pistas para a prática de corrida e caminhada. O conjunto revela a preocupação com a saúde dos habitantes da cidade de Lisboa.
FIGURAS 03 e 04 – Ciclovias no Quinta da Granja, Lisboa. Fonte: Arquivo Particular, 2014.
 
Ariza Rocha
http://www.urca.br/portal/
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário