sábado, 22 de março de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 14

Tema: Transportes Públicos

Data:  20 de março de 2014, 10h

 

Desde o dia que cheguei em Lisboa só andei uma vez de taxi, os demais dias utilizei o transporte público, principalmente, de Metro, como aqui é chamado. Meu pai, na despedida, deu-me um mapa metropolitano de Lisboa e assim venho orientando-me.

Apesar da crise econômica, em que Portugal vive, o transporte público é bem servido em relação ao Brasil. Apresentarei em poucas linhas a experiência que estou tendo no meu quotidiano.

Primeiro os autocarros (ônibus). Para ir à Cidade Universitária pego o n. 767. A passagem custa 1,70 euros. O ônibus é confortável e o interessante é que o sinalizador (veja a foto) está ao alcance do passageiro que não demanda grande esforço, facilitando o acesso a todos, principalmente, aos idosos. O motorista tem paciência de esperar o passageiro subir ou descer. Há espaço reservado ao cadeirante, como no Brasil, e principalmente, aos carrinhos de bebês.

Figura 01- Autocarro. Fonte: Arquivo Particular

 

Outra possibilidade é o metro: rápido, pontual e preço acessível que permite fazer conexões entre as linhas, ou seja, anda-se mais pagando menos. Semelhante experiência foi em Porto e Madrid, Espanha.

Figura 02: Interior do Metro em Porto, Portugal. Fonte: Arquivo Pessoal
           Para comprar a passagem é fácil. Basta recorrer as máquinas, conforme a figura abaixo:
 
Figura 03- Compra de passagem para o metro. Fonte: Arquivo Particular

O metro é super confortável e o interessante  é que sua localização está próxima de centros comerciais (shopping), rodoviária, universidades, hospitais, estádios de futebol, aeroporto, porto, escolas e pontos turísticos.

 O estrangeiro não precisa ficar preocupado, pois, há sempre um funcionário ou um policial disponível para orientar, mesmo que seja de outro idioma. Aqui, a segunda língua, praticamente, é o inglês. Outro detalhe é que pode transportar bicicleta e já vi também pessoa com dificuldade visual entrar como o cão-guia.

É preciso que se diga ainda que, independente do horário, há segurança no metro. O cidadão, aproveita os minutos para ler, ouvir música, acessar as notícias ou falar tranquilamente no celular sem medo de furto, roubo e estupro. Lógico que não significa que deve-se andar com a “cabeça nas nuvens”.

Portugal oferece o serviço de Comboio (trem) suburbano para Sintra, Cascais, Belém, etc. e para outras cidades através do Alfa Pendular, Intercidades e Regional:

Figura 04. Comboios Portugueses. Fonte: https://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=b3cdd5abe2a74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD
Há também os comboios internacionais: Espanha e França. E de lá pode-se fazer vinculações com outros países. Os estudantes são incentivados a viajarem com as promoções e os descontos. Enfim, este é um quadro geral dos transportes públicos de Portugal.

  Diante desta realidade, deixo a imaginação voar: já pensou, um dia, a América do Sul unida pelas estradas de ferro? E o Brasil? A propósito, por que no Brasil, os transportes públicos são tão depreciados e desvalorizados? Sem contar com a absurda mentalidade de que utilizar transporte público é vergonhoso ou “coisa de pobre”, como repercutiu na mídia sobre o caso da atriz Lucélia Santos no Rio de Janeiro.

 E sonho mais: já pensou em vê o nosso país ligado pela malha ferroviária? Reduzindo minha aspiração: já imaginou brasileiros terem transporte público de qualidade? Encurtando meu devaneio, já idealizou o Ceará ter de volta os trens de antigamente? A propósito, aos interessados em conhecer a história da linha férrea no Ceará, em particular no Crato, consultar a dissertação de Ana Isabel Ribeiro Parente Cortez, “Memórias Descarrilhadas: O Trem na cidade do Crato” em http://www.historia.ufc.br/admin/upload/ANA%20ISABEL.pdf

A geração de meu avó e de meu pai conheceu esta realidade. Meu avó partia de Quixadá ao Crato para comprar rapadura que era conhecida pela sua excelente qualidade. Meu pai, ainda jovem, fazia o percurso de Fortaleza ao Quixadá, como também, Quixadá ao Crato. Algumas imagens do trem na cidade do Crato de outrora:

Também, na minha infância, fiz uma viagem com meus pais de Fortaleza - CE ao Recife - PE no trem “Sonho Azul”.  Os vagões eram confortabilíssimos. Foi uma viagem maravilhosa!

É por essas e outras que penso o quanto o Brasil está despreparado para receber os Jogos da Copa, pois, nem transporte público de qualidade (sem falar de outras questões) pode oferecer aos brasileiros (que, salvo exceções, não estão preparados para tê-los) quanto mais aos visitantes de diversas nacionalidades.

 

Ariza Rocha


http://www.urca.br/portal/

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