segunda-feira, 17 de março de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 12

Tema: Agradecimentos

Data:  16 de Março de 2014, 10h

 

                Conhecer o pouco que seja de Portugal não se trata apenas de uma viagem ao exterior. É muito mais. É também uma viagem ao meu interior: descobertas, aprendizados e desaprendizados. Conhecer outra cultura causou (e causa) um estranhamento ao meu mundo, até então, sólido. As palavras do pensador e navegador brasileiro, Amyr Klink, “Mar sem fim” são sábias e traduzem meus sentimentos:

 

[…] Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é, que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver (Disponível em http://exvertebrum.wordpress.com/2007/12/05/amyr-klink-um-homem-precisa-viajar-mar-sem-fim/ Acesso no dia 16 mar. 2014).

 

            Aqui vai a sugestão de leitura:



Figura 01: Capa do livro “Cem Dias entre o Céu e Mar”, Amyr Klink. Fonte: https://www.google.com.br/search?q=amyr+klink&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=0ccmU6aJJ-j8ywPxmILQDQ&sqi=2&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1012&bih=474

 

Devo esta viagem a muita gente. Inicialmente, agradeço à Fundação Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES o apoio financeiro dos estudos em Lisboa, Portugal, no período de agosto\2013 – julho\2014. Mais do que lições pelos livros, estou tendo um aprendizado de vida.

Em seguida, agradeço à Universidade Regional do Cariri –URCA, em especial, a Magnânima Reitora, Profa. Antônia Otonite de Oliveira Cortez, que tanto se esforçou para oficializar minha saída ao pós-doutorado. Sou igualmente grata à Chefe do Departamento Pessoal-URCA, Francy Magalhães Lobo, e a Sra. Tudinha, responsável pelos processos no Gabinete do Governador do Ceará. Não poderia esquecer de agradecer ao Sr. Hervano Macêdo Júnior, como também aos colegas de Departamento de Educação Física, URCA, em particular, Simonete Pereira da Silva, Naerton José Xavier Isidoro, Alana Mara Alves Gonçalves, Ana Cristina Linard Macêdo, Eleonora Nunes Oliveira Paulo Rogerio Barbosa do Nascimento e Luzia Eidla Araújo Sousa.

Sou igualmente grata aos alunos do Curso de Educação Física e ao Núcleo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Educação Física – NUPEF, principalmente, as bolsistas Maria Luselma Sousa, Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC-URCA e Bárbara Pereira Alves, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, PIBIC-FUNCAP.

 Meu apreço especial aos sujeitos que participaram da pesquisa, como também as pessoas que me ajudaram na coleta das informações, em especial, Lucas Batista Brasileiro, Ana Carina Norões Botelho, José Iderval da Silva, André Accioly Nogueira Machado e  Euclides dos Santos Ferreira.

Ao professor Dr. José Arimatea Barros Bezerra – Universidade Federal do Ceará - UFC, o Grupo “AGOSTO” e o Projeto “Alimentos Tradicionais do Nordeste-ALINE”. Igualmente, agradeço à professora Dra. Isabel Maria Ribeiro Mendes Drumond Braga, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FLUL, sobretudo o acolhimento, as pertinentes críticas e inestimáveis sugestões.

Agradeço ainda aos novos amigos que fiz em Lisboa, entre eles, Tereza Maria Moreira, José Fernando e Fernando Alcobia. Nem toda a eternidade será suficiente para agradecer aos meus familiares e ao meu namorado, mas, obrigada assim mesmo.



 
 
 
 
 
 
 
 

Ariza Rocha

CV: http://lattes.cnpq.br/3657678560716070

 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário