sábado, 15 de março de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 11

Tema: Os bondes elétricos de Porto e Lisboa e as histórias de minha avó

Data:  14 de Março de 2014, 10h

 

 

Pelas ruas de Lisboa e Porto é possível passear no bonde que, em plena atividade, proporciona um tour pela história da cidade. Ao som da ferragem, no encantamento das pessoas e na graça das paisagens pitorescas estão os resquícios do tempo de outrora.

Figura 01- Bonde em Lisboa. Fonte: Arquivo Particular. 
Figura 02- Bonde em Porto. Fonte: Arquivo Particular.
               
Na rapidez de uma flecha, minhas lembranças foram arremessadas para as histórias de minha avó, Maria Luísa de Melo Lima (03/06/1913-08/01/2000), sobre o bonde na capital cearense na década de 1930, lugar de sua juventude:
Figura 03- Maria Luísa de Melo Lima. Fonte: Arquivo Particular.
 
           
Contava-me que andava muito de bonde e um dia quando tentava subir no carro elétrico deparou-se com um homem que, com as pernas estendidas, impedi-a de entrar. Vovó ficou parada, do lado de fora, esperando que o sujeito se ajeitasse. Enquanto isso, o condutor a apressava, pois tinha que seguir o rumo. No entanto, nem o homem muito menos a vovó fizeram menção de movimento. Os passageiros já estavam impacientes quando o condutor gritou:
-Vai subir ou não?  Vovó, disse que perdeu a compostura e retrucou:
-Não posso, esse homem não deixa!
Envergonhado, o indivíduo ajeitou-se e, finalmente, vovó entrou no bonde com ares de vitoriosa.
Minha avó e o bonde de Fortaleza já não estão presentes. Restou-me apenas as lembranças, algumas fotos e o desejo que saibamos preservar a memória do passado no presente. Quem desejar apreciar, um pouco mais sobre a história dos bondes em Fortaleza consultar http://fortalezanobre.blogspot.pt/.
 
Figura 04: Bonde em Fortaleza. Fonte: https://www.facebook.com/Fortalezanobreoficial
 
Ariza Rocha
CV: http://lattes.cnpq.br/3657678560716070
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário