terça-feira, 18 de março de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 13

Tema: Infraestrutura acadêmica

Data:  18 de março de 2014, 10h

 

O Curso de Educação Física da Universidade Regional do Cariri está de parabéns pela construção do Ginásio. Uma história de luta que atravessou anos de espera entre promessas e sonhos.

 
Figura 01- Capoeira com o Prof. Paulo no Ginásio da URCA. Fonte: Facebook.

 

Neste belo espaço teremos condições de melhorar a formação de nossos alunos. Entretanto, muito ainda há de ser feito, como, por exemplo, salas de aulas, gabinetes para professores, laboratórios, espaços de convivências, etc.

O assunto remeteu-me ao preenchimento do Relatório de Avaliação Final das Atividades da Fundação Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES que farei ao término do estágio de pós-doutoramento. O objetivo do Relatório é melhorar o programa de Bolsas no Exterior.

 Em um dos itens do documento avaliarei a Infraestrutura básica da instituição que me acolheu, no caso, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FLUL e, aproveito aqui para refletir a temática, partindo da minha experiência na Universidade Regional do Cariri –URCA.

Em relação ao espaço de estudo, que não restringem apenas as salas de aulas, mas, tomarei como ponto de partida. As salas são arejadas, iluminadas e dispõem de Datashow, painel de exibição, computador e caixa de som disponíveis ao professor, como ilustram as fotos abaixo:

BLOCO DE FIGURAS 02: Infraestrutura das salas de aula. Fonte: Arquivo Particular
 
Em relação ao acesso a computador e rede, logo, no ato da matricula, o aluno dirige-se ao laboratório de informática e lá cria seu e-mail institucional e cadastra a senha para ter acesso a rede da Universidade. Pelos espaços universitários, encontram-se sinalizadores informando as zonas de wireless e ainda são disponibilizados computadores nos corredores aos interessados, principalmente, próximos as associações estudantis.
Há um corredor que considero especial, o “corredor de estudo” que consiste simplesmente de uma mesa, cadeiras e instalação elétrica, assim, o aluno fica estudando ou fazendo trabalho em equipe com o notebook, entre outros equipamentos eletrônicos, conforme ilustração abaixo:
 
Figura 03- Corredor de Estudo. Fonte: Arquivo Particular.

Na figura abaixo, apresento o gabinete de um dos professores, local que o docente planeja sua atividade, orienta alunos e ainda é utilizado para pequenas reuniões:

 

Figura 04 - Gabinete. Fonte: Arquivo Particular.

 Pelos espaços universitários estão sinalizadores informando a “Planta de Emergência” (figura abaixo), ou seja, a planta do prédio para eventual acidente:


Figura 05- Planta de Emergência. Fonte: Arquivo Particular.
 

É comum encontrar também os equipamentos de segurança ao combate de incêndio:

Figura 06- Equipamentos contra incêndio. Fonte: Arquivo Particular.
 
Ainda, nos corredores estão os armários (Figura abaixo) disponíveis aos alunos para guardarem suas mochilas, livros e etc. Assim, o estudante que passa o dia na Universidade, não precisa ficar locomovendo-se com pesados materiais pessoais e ainda pode levar roupa extra para fazer uma atividade física ou um esporte universitário no fim do dia, enfim, o aluno vive a\na universidade:
 
  Figura 07- Armários dos estudantes. Fonte: Arquivo Particular.
 
            Por fim, partindo de minha experiência de docente na URCA, o que mencionar no relatório diante dessa infraestrutura?
 
Ariza Rocha
CV: http://lattes.cnpq.br/3657678560716070
 

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