sábado, 29 de março de 2014


 
 
 
 
 
 
 
 
 
NUPEF: PERSPECTIVAS PARA A PRÓXIMA DÉCADA

 

No dia 29 de março de 2004 foi realizado a primeira reunião oficial do NUPEF, na ocasião, intitulado de Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física. Ao longo dos dez anos, crescemos em número e em ações, amadurecemos ideias e para dar continuidade, para mais uma década, é preciso avaliar o que foi feito e o que falta fazer. Eis o motivo desta reflexão.

Partindo do princípio que pesquisar é um ato coletivo e que para ser docente é preciso dominar o conhecimento técnico (inclusive, novas tecnologias), político, pedagógico e científico é que sentimos a necessidade de oferecer aos nossos alunos várias experiências para que ele possa construir e articular os vários saberes no intuito de edificar sua formação, além de fortificar o NUPEF, hoje, denominado de Núcleo de Pesquisa, Estudo e Extensão em Educação Física. Assim, temos desenvolvido as seguintes ações:

ü  Participação de projetos com concessão de bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica desta IES concedidas pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP e da Universidade Regional do Cariri – URCA;

ü  Participação de projetos de Extensão pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX;

ü  Realização de projetos voluntários desenvolvidos na comunidade;

ü  Realização de Ciclos de Palestras semestrais;

ü  Realização de oficinas e minicursos;

ü  Produção de Livros;

ü  Produção de DVDs como material didático – pedagógico;

ü  Participação em Encontros Científicos com resumo e trabalhos completos publicados em Anais dos Eventos;

ü  Visitas técnicas às universidades cearenses;

ü  Promoção de Eventos Científicos a exemplo do Encontro Caririense de Pesquisadores em Educação Física. A caminho, o I Congresso Nordestino de Pesquisadores Em Educação Física – CONNPEF;

ü  Produção de CDS com ISSN dos Eventos.

ü  Produção de monografias;

ü  Comunicação em rede social, como, por exemplo, o Blog e do facebook;

ü  Produção de artigos publicados em revista B4;

ü  Participação da Iniciação Científica Júnior ICJ –FUNCAP;

ü  Exposição de material didático – pedagógico;

ü  Participação de projeto financiado pela Fundação Coordenação Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, como foi o caso do Projeto "O Brinquedo e o Jogo: O Brincar Cultural" para participar do Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA, publicado no Edital 028/2010. Fruto desse processo, nasceu o livro e o DVD relacionados as brincadeiras, brinquedos e jogos do Cariri.

ü  Criação de um núcleo do NUPEF no Curso de Educação Física na Unidade Descentralizada de Iguatu.

 

Nem tudo são flores. Temos deficiências que precisam ser corrigidas, como, por exemplo, falta de uma sala e de técnicos remunerados que possam ajudar na operacionalização das atividades diárias. No entanto há mais: a sobrevivência no meio acadêmico exige constante atualização do curriculo lattes com a produção de artigos em periódicos em Qualis A. Este é o desafio: manter nossas ações e produzir artigos. Temos ainda como meta realizar um congresso internacional, mas, para isto, precisaremos de melhor infraestrutura.

 

Ariza Rocha


 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário