domingo, 2 de maio de 2010

O LIVRO: SABERES, PRÁTICAS E DISCURSOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CARIRI



O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física — NUPEF na Universidade Regional do Cariri-URCA tem o propósito de refletir os conhecimentos relacionados à Educação Física, Esporte e Lazer no Cariri. Nosso objetivo é estudar, pesquisar e divulgar conhecimentos relacionados ao corpo, educação e sociedade no contexto histórico, sociológico e das políticas públicas da Educação Física, Esporte e Lazer na região.


Em 2009, o Núcleo criou o projeto matricial intitulado "Saberes, Práticas e Discursos da Educação Física, Esporte e Lazer do Cariri" e, após um ano de atividades, apresenta ao público interessado, uma amostra, dos trabalhos realizados pelos docentes e discentes, muitos, cursando o quinto ao oitavo semestre do Curso. O que significa um aprendizado ímpar na formação do professor-pesquisador.


Organizados por Alana Mara Alves Gonçalves e Ariza Maria Rocha , os textos estão dispostos em onze capítulos que aliam saberes, práticas e discursos, mas, mantém a especificidade e o referencial teórico — metodológico de acordo com o objeto de estudo de cada autor. Trata-se de um esforço e compromisso do grupo, mas, também uma paixão pela pesquisa.


Esta coletânea representa um convite à investigação científica e, principalmente, o ingresso à Educação Física Regional. A obra representa um importante passo em nossos estudos e um chamamento aos demais alunos e professores no intuído de ampliar o conhecimento dessa área.

Um comentário: