segunda-feira, 2 de junho de 2014


DIÁRIO DE BORDO N. 26 (penúltima postagem)
Tema: I Jornada sobre Doçaria Conventual: investigação, história e certificação
Data:  2 de Junho de 2014, 15h
 
            Nos dias 30, 31 de maio e 01 de junho participei da I Jornada sobre Doçaria Conventual realizado em Braga, conforme foto abaixo: 
           
FIGURA 01 – Sessão de abertura do Evento. FONTE: Arquivo Pessoal, 2014.
 
            No passado, a tradição doceira conventual fez parte do quotidiano culinário da região, daí os objetivos do Evento em apresentar a “investigação desenvolvida sobre a atividade laboral dos Mosteiros na área da doçaria, e contribuir para a divulgação e certificação de um património gastronómico de raiz centenária, reabilitando a memória e reforçando a identidade”.
            A programação compreendia comunicações, debate, prova de doces conventuais (viúvinhas, Musselas, ovos reais, Talassas, etc.), mostra\venda de doces conventuais e visita à capela do extinto Convento do Salvador e ao Museu dos Biscainhos.  As comunicações foram realizadas no Mosteiro de São Martinho de Tibães, ou simplesmente, Mosteiro de Tibães, e no Museu dos Biscainhos.
            Destaco que o Mosteiro foi fundado nos finais do século XI e no século seguinte foi sede da Congregação de São Bento, posteriormente, por volta do ano de 1567, tornou-se a Casa-Mãe da Congregação Beneditina de Portugal e do Brasil. Com a extinção das Ordens Religiosas em Portugal, o Mosteiro foi fechado e seus bens vendidos até que, em 1986, o Estado Português o adquiriu, e após restauração assegura a preservação e a salvaguarda patrimonial, foto abaixo:
 
 
FIGURA 02 – Mosteiro de Tibães. FONTE: Arquivo Pessoal, 2014.
 
            Já o Museu dos Biscainhos (foto abaixo) foi construído no século XVII e residência de muitos nobres. O local possui um lindo jardim, salões, cavaliça, enfim, o retrato da nobreza da época.
 
FIGURA 03 – Museu dos Biscainhos. FONTE: Arquivo Pessoal, 2014.
 
            Entre os palestrantes, cito a professora Dra. Isabel Drumond Braga - FLUL com a conferência “ Os doces no receituário setecentista de Frei Manuel de Santa Teresa”. Entre as áreas de interesse, a professora Dra. Isabel pesquisa a História da Alimentação, Estudos de Gênero, Cultura material, História Portuguesa e Educação. Saliento que a referida professora participará do Evento I CONGRESSO NORDESTINO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA – CONNPEF e IV ENCONTRO CARIRIENSE DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA que acontecerá no período de 2 a 5 de dezembro de 2014 e que teremos a honra de recebê-la na Universidade Regional do Cariri.
FIGURA 03 – Profa. Dra. Isabel Drumond Braga. FONTE: Arquivo Pessoal, 2014.
 
Ariza Rocha
http://www.urca.br/portal/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário