terça-feira, 9 de agosto de 2011

Programação do II FIGNEL - Fórum Itinerante de Graduação do Nordeste em Lazer

II Fórum Itinerante de Graduação no Nordeste em Lazer

O II FIGNEL é uma iniciativa conjunta entre o NIEL/UFPE – PELC/IF SERTÃO-PE/Campus Petrolina e a Coordenação do Curso de Turismo da FACAPE e toma por eixo o caráter interinstitucional numa perspectiva interdisciplinar de refletir, estudar e qualificar a formação de profissionais no campo e no âmbito do lazer tomando como referência o Nordeste do Brasil sintonizado às grandes mudanças sociais tanto de cunho nacional quanto de cunho internacional.O evento acontecerá no período de 07 a 11 de setembro do ano corrente, no IF SERTÃO-PE/Campus Petrolina e a FACAPE (Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina), conforme programação detalhada em anexo e no blog do evento.
O evento é de responsabilidade da Disciplina de Recreação 2 e do NIEL-Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Lazer, sob a coordenação da Professora Dra. Tereza França, com apoio da Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação Física do Departamento de Educação Física da UFPE, como também da Coordenação do Núcleo do PELC/Campus Petrolina e Direção do IF SERTÃO-PE/Campus Petrolina.
Tal iniciativa tem por objetivo promover e materializar intercâmbios interinstitucionais com alcance regional, numa dimensão do debate e da reflexão com foco em questões que formulam as problemáticas no campo e no âmbito do lazer. Neste sentido, buscamos sistematizar, organizar, propor e socializar a produção acadêmica de nossa região, de forma a garantir um espaço ampliado de discussões e reflexões tomando por base o Lazer e a Formação Profissional. A finalidade insere-se na perspectiva da construção de um acervo teórico-metodológico para formação de profissionais-pesquisadores, com Formação em Licenciatura e/ou Bacharelado, qualificando suas intervenções ancoradas no conhecimento, na formação de professores e da prática pedagógica, materializando a unidade indissociável da pesquisa-ensino-extensão.Potencializar esforços nesta construção significa optar por realizar um Fórum como espaço de apresentações e vivências interdisciplinares da produção que integra ações entre cursos de graduação da UFPE, UNIVERSO, FACAPE, do IF SERTÃO-PE/Campus Petrolina criando um espaço propício para a formação em suas diferentes dimensões, o que significa garantir debates ampliados sobre as problemáticas da Região Nordeste do Brasil, em diálogo com a discussão estadual e nacional e propor desdobramentos.
PÚBLICO ALVO
Estudantes de Licenciatura e Bacharelado e Professores de Educação Física, Esporte e Lazer. Profissionais do Lazer, Graduados em Turismo, Estudantes e Agentes de Esporte e Lazer.


Programação do II FIGNEL
07/09 Quarta-feira 08h00 Recepção à Delegação de Pernambuco – UFPE -
UNIVERSO-Alojamento GRE

07/09 Quarta-feira 14h00 Credenciamento SEST/SENAT

07/09 Quarta-feira 15:00 às 18:00 Momento da Programação Pedagógico-Científica
Abertura Solene/Direção Geral - Apresentação Cultural:
Camerata Rasgo da Catarina e Grupo de Percussão do PELC
Palestra Prof. Drª Tereza França (NIEL-DEF-UFPE)
A Construção do Saber na Formação Profissional em Lazer.
Sorteio
Auditório do SEST/SENAT

07/09 Quata-feira 19:00 às 22:00 Jantar Cultural: Banda Suprema Corte-NIEL-UFPE Centro de Esporte e
Lazer – CEL

08/09 Quinta-Feira 09:00 às 12:00 Apresentação Cultural das Oficinas do PELC
Palestra Prof. Mestrando Edilson Laurentino
Tema: PARKOUR: o corpo vivendo a urbanidade através da arte do
deslocamento.
Apresentação de Pôster
Auditório do SEST/SENAT

08/09 Quinta-Feira 12:00 às 14h00 Almoço CEL

08/09 Quinta-Feira 14:00 às 18:30 Momento de Formação: oficinas
Palestra: Prof. Msc. Raimilson Tavares (UFPB/Secretaria de
Educação BAHIA)
Tema: Lazer e Cultura Popular: do apogeu a discriminação.
Sorteio
Salas e Auditório do
SEST/SENAT

08/09 Quinta-Feira 19:00 Jantar Cultural – Fórro no Bode Bode do Geraldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário