domingo, 7 de agosto de 2011

DIVULGAÇÃO DE PESQUISA: Influência de exercícios intensos intermitentes versus contínuos moderados sobre a lipemia pós-prandial

FOI DIVULGADO EM São Paulo, 21 de Junho de 2011- A seguinte pesquisa:

Influência de exercícios intensos intermitentes versus contínuos moderados sobre a lipemia pós-prandial



Lipemia pós-prandial caracteriza-se pela concentração aumentada de lípides circulantes após a ingesta de gordura e é fator de risco independente para doença cardiovascular. Sabe-se que exercícios podem reduzir a lipemia pós-prandial e seus desfechos clínicos negativos. Pesquisadores publicaram, recentemente, no Clinics, um estudo em que investigaram o efeito de exercícios intensos intermitentes versus exercícios contínuos moderados utilizando o mesmo gasto energético sobre a lipemia pós-prandial.

Vinte homens saudáveis (idade: 21,5 + 3,5 anos) realizaram uma sequência randômica de testes em repouso ou testes de 500 Kcal separados por, no mínimo, intervalo de 48 horas como segue: (a) sem exercícios (controle), (b) exercícios intensos intermitentes, ou (c) exercícios contínuos moderados. Cada série de testes foi completa 30 minutos antes da ingestão de refeição rica em gordura (1 G de gordura/kg). Sangue venoso foi colhido antes e 1h, 2h, 3h e 4h após a refeição rica em gordura. A lipemia pós-prandial foi avaliada utilizando a área sob a curva e o perfil cinético de médias de variáveis lipídicas. Significância estatística foi testada ao nível de P < 0,05.

Com ambas as técnicas estatísticas, exercícios intensos intermitentes e moderados contínuos foram, ambos, eficazes na redução dos triglicérides pós-prandiais; todavia, apenas exercícios intensos intermitentes reduziram os níveis pós-prandiais de VLDL. Exercícios intensos intermitentes e contínuos produziram níveis menores de insulinemia utilizando apenas a análise de área sob a curva.

Os pesquisadores concluíram que exercícios intensos intermitentes ou contínuos com gasto energético de 500 Kcal, completos 30 minutos antes da ingesta de refeição rica em gorduras, reduziram os níveis pós-prandiais de lípides a diferentes níveis em homens fisicamente ativos. A compreensão destas diferenças permitirá aos clínicos fornecer a melhor prescrição de exercícios para os pacientes.



Uma resenha de The influence of intense intermittent versus moderate continuous exercise on postprandial lipemia - Clinics; 2011;66:535 – 541

Caso deseje receber o trabalho na íntegra, por favor contacte o serviço de Informações Médicas pelo site ou através do 0800 7030015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário