segunda-feira, 20 de junho de 2011

BOLA DE MEIA:OS BRINQUEDOS E OS BENS CULTURAIS





ALUNO: EUCLIDES DOS SANTOS FERREIRA
CURSO DO ALUNO: EDUCAÇÃO FÍSICA
ORIENTADOR: PROFA. DRA. ARIZA MARIA ROCHA
TÍTULO DO PROJETO: A brincadeira com os bens culturais: a experiência educativa da descoberta.

A pesquisa teve o objetivo de criar espaço interativo com a vivência do brincar, brinquedos e brincadeiras explorando-os no aspecto histórico e cultural e os objetivos específicos foram: a)Explorar as brincadeiras e os brinquedos de outras épocas em concomitância com a confecção desse material como recurso lúdico e didático de baixo custo; b) Contribuir para a formação do aluno de graduação do Curso de Educação Física, estabelecendo ligações dos aspectos sociais, culturais e históricos do passado, presente e futuro das brincadeiras, jogos e esporte na sociedade caririrense; c) Disponibilizar o material pesquisado aos estudantes dos cursos de Educação Física e demais interessado; d)Ampliar a participação da universidade no âmbito de suas ações integradoras com a comunidade, em especial, os alunos da escola pública.
O bolsista Euclides (CNPq0, juntamente, com os bolsistas Helvys e Bruna (FUNCAP- INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR) organizaram a exposição para os estudantes do 4º ano do ensino fundamental apresentando um pouco do conhecimento da historia, das crenças e utilidades dos brinquedos de outrora.
Em seguida, partiu-se para a vivência das brincadeiras utilizando a bola de meia. Destacamos que esse material foi muito utilizado no período em que o futebol começou a expandir-se no Brasil, especialmente, nas comunidades carentes da população por ser um instrumento caseiro de baixo custo.
Lembrar da bola de meia na história é também lembrar desse brinquedo na cultura e na arte. A música de Milton Nascimento e Fernando Brant “Bola de Meia, Bola de Gude” retrata esse instrumento na infância de um adulto, vejamos os estrofes:
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto balança
Ele vem pra me dar a mão (...)
Bola de meia, bola de gude
O solidário não quer solidão
Toda vez que a tristeza me alcança
O menino me dá a mão
Há um menino
Há um moleque
Morando sempre no meu coração
Toda vez que o adulto fraqueja
Ele vem pra me dar a mão
O objetivo principal era a vivência a descoberta do brinquedo de outrora e construi-lo. A experiencia em sala de aula foi positiva, pois, os alunos estavam eufóricos com as atividades e conseguiram construir as bolas de meia. E observamos que, por mais simples que seja o brinquedo, ele externa a importância do brincar. Salientamos que os alunos se apegaram tanto as bolas de meias que me pediram para leva-las para casa.
Também foram utilizadas nas brincadeiras garrafas pet que representavam os animais e com a bola de meia os alunos tentavam derrubar. Na brincadeira do Joãozinho a bola também foi bastante explorada pelos estudantes. Eles puderam senti-la e descobrir várias formas de movimento. Foram utilizados alguns fundamentos da ginástica como o saltar e o equilibrar procurando atiçar a imaginação de cada um.
A partir deste contato inicial, partirmos para confecção de outros brinquedos para explorá-los, de forma lúdica e dinâmica, como bem cultural, como, por exemplo, a arraia, o peteca, a bola de meia, a boneca de sabugo de milho e outros brinquedos que são construções que perpassam os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário